Atualidades

Blog

Mobilidade Aeroportos

18 de maio de 2023

Mobilidade Aeroportos

Aeromovel integra solução sustentável para locomoção até os aeroportos
A necessidade de melhorar a mobilidade urbana é um desafio das grandes cidades, e isso fica ainda mais evidente quando falamos em locomoção para aeroportos. Com a notável distância entre alguns dos principais aeroportos do Brasil e os centros das grandes capitais, a integração dos modais de transporte tornou-se um imperativo no planejamento urbano, facilitando a movimentação e o acesso dos passageiros aos aeroportos. Um exemplo atual, recentemente discutido na mídia, é a situação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (GIG), o Galeão.

Dificuldade de acesso ao GIG
Inaugurado em 1977, o Galeão era considerado a porta de entrada no Brasil. Porém, em 1990, o então maior aeroporto do Brasil já passava por problemas, principalmente, o entrave da dificuldade de acesso ao principal terminal carioca, com pouquíssimas linhas de ônibus e o alto valor da viagem via táxi.
Nesse contexto, e a exemplo dos principais aeroportos do mundo, o Aeromovel surge como uma solução de baixo impacto urbano, segura e sustentável. Os Automated People Movers (APM) são uma realidade no Aeroporto Internacional de Nova York, de São Francisco, de Chicago e de outros grandes terminais de passageiros, conectando os passageiros vindos de outros modais de transporte, de forma rápida e segura, aos aeroportos.

Como o Aeromovel pode melhorar o acesso aos aeroportos?
Alguns dos principais desafios da mobilidade urbana até os aeroportos do Brasil são: falta de equidade no acesso, excesso de congestionamentos e falta de integração entre os modais. A solução Aeromovel possui características que superam esses desafios, com o ganho de oferecer mais segurança e conforto aos passageiros.

Solução contra congestionamentos
A operação do Aeromovel ocorre acima dos congestionamentos, a partir de vias elevadas sustentadas por vigas e pilares pré-fabricados, permitindo uma montagem rápida, descomplicada e com baixo impacto para a vida na cidade. Por ser exclusiva e segregada, a via elevada evita acidentes e proporciona agilidade nos deslocamentos. A altura da via pode variar de 4,5 a 20 metros, sem necessidade de desapropriações e facilidade de inserção nos traçados urbanos.

Meio de transporte sustentável
A tecnologia do sistema Aeromovel é baseada na propulsão pneumática, ou seja, movido por ar. Através de um duto localizado na via elevada, o ar empurra ou puxa o veículo que se move pelos trilhos. A propulsão fora dos veículos é uma grande vantagem, pois proporciona baixo peso, zero emissões de poluentes e alta eficiência.

Aeromovel é uma realidade no Brasil
Linha Shuttle no Aeroporto de Porto Alegre
Com uma linha em operação em Porto Alegre, ligando uma estação do trem metropolitano ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, o Aeromovel foi inaugurado em 2013, uma das obras planejadas para a Copa do Mundo de 2014. Operado pela Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S. A. (Trensurb), o Aeromovel tem um trajeto de 1 km, reduzindo a menos de 2 minutos o deslocamento dos passageiros entre o trem e o aeroporto.

Projeto AeroGRU
Em fase de obras, o projeto AeroGru contempla a ligação da estação Aeroporto Guarulhos, da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. Com previsão de início das operações para o primeiro semestre de 2024, serão utilizados 3 veículos, com capacidade para 200 passageiros cada, cobrindo o trajeto de 2,7 km, com tempo de viagem e de espera de seis minutos.