Tecnologia

aeromovel

A tecnologia Aeromovel é baseada na propulsão pneumática – o ar é pressurizado por ventiladores estacionários de alta eficiência energética para o interior da via elevada.

O ar empurra ou puxa uma placa de propulsão fixa ao veículo, que se move por rodas de aço sobre trilhos ferroviários. Circuitos de propulsão criam blocos de controle exclusivos e independentes para cada veículo movido.

sistema de transporte

O Sistema de Transporte engloba uma série de disciplinas responsáveis pelo projeto de um Sistema Aeromovel, desde a implantação, operação, engenharia de transporte e tecnologia.

  • Implantação: contempla os estudos, projetos, obras civis, instalação de equipamentos, pré-operação, licenciamento e certificação.
  • Operação: controle de público, operação, controle de tráfego, manutenção e administração.
  • Engenharia de Transporte: é responsável pelo planejamento, definições e requisitos de implantação, tais como definição do traçado e estações.
  • Tecnologia: contempla as patentes, pesquisa & desenvolvimento e assistência técnica.
  • -->

SISTEMA DE PROPULSÃO

Os veículos da Aeromovel não são tracionados por suas rodas, como em outros sistemas similares. Em vez disso, os veículos são passivos, sendo impulsionados externamente por meio do controle da pressão e vazão do ar dentro do duto de propulsão.

A via elevada é formada por vigas de concreto, com um duto projetado em seu centro que permite a pressurização interna do circuito de propulsão. Cada veículo é ligado por um mastro a duas placas de propulsão, localizada dentro do duto.

Os ventiladores elétricos estacionários estão localizados ao longo da linha, para pressurizar o ar no interior do duto e criar pressão positiva ou negativa, o que irá empurrar ou puxar o veículo.

SISTEMA DE CONTROLE

O sistema de controle do Aeromovel utiliza equipamentos para aplicações críticas em segurança e de alta disponibilidade. O Sistema é projetado para operação ininterrupta. As funções do sistema ATC (Automatic Train Control) são automáticas, sem a necessária a intervenção humana.

Todos os dispositivos de controle ficam junto ao CCO (Centro de Controle Operacional), local onde se encontram os profissionais responsáveis pelo funcionamento das atividades que controlam o tráfego e a operação do sistema.

VEÍCULO DE PASSAGEIROS

Os veículos Aeromovel resultam de intenso investimento em pesquisa e desenvolvimento, apresentando as mais avançadas características de tecnologia e design, com a utilização de materiais leves e resistentes. Internamente, foram desenvolvidos com materiais incombustíveis e compósitos, com pisos de alto tráfego leves e laváveis.

Todos os componentes utilizados atendem à norma americana NFPA 130, que aborda a proteção contra incêndio em sistemas de passageiros sobre trilhos. O chassi, trucks e carroceria são projetados por intermédio de simulação computacional, visando à análise estrutural e ao aperfeiçoamento da qualidade de projetos produtos.

Os veículos são passivos, sem propulsão embarcada e modulares. Seu tamanho é dimensionado em conformidade com a demanda e capacidade prevista para cada projeto.

EDIFICAÇÕES

As edificações que compõem a Tecnologia Aeromovel são classificadas em:

  • Estações de Passageiros: Principais edificações do Sistema Aeromovel, utilizam os próprios pilares da via elevada para sua sustentação. São construídas em concreto armado aparente e sua arquitetura pode variar conforme o projeto e a cultura local. São projetadas para fácil acesso e operação automática.
  • Centro de Manutenção: Essa construção se destina à manutenção corretiva e preventiva dos veículos, bem como serve para o armazenamento dos componentes de reposição. O Sistema Aeromovel possui dois tipos de Centro de Manutenção, um para sistemas AGT e outro para sistemas APM.
  • Grupo Moto Propulsor: GMP é o local onde estão localizados os motores e ventiladores responsáveis pela propulsão do veículo. Todas as edificações do GMP são enclausuradas acusticamente em salas construídas em alvenaria ou estruturas metálicas, com painéis acústicos com espessuras mínimas de 75 mm.

VIA ELEVADA

A via Elevada é o conjunto estrutural formado por Infraestrutura (Fundações e Blocos), Mesoestrutura (Pilares e Vigas de Apoio) e Superestrutura (Vigas), sendo que essas últimas podem ser construídas em aço ou concreto.

As estruturas são esbeltas e leves. São projetadas para serem executadas em peças pré-moldadas ou pré-fabricadas, com baixa interferência no local de implantação, visto que a obra acontece junto ao canteiro de obras. As peças modulares se adaptam às interferências do local de implantação e, por serem leves, possibilitam uma montagem rápida. São confeccionadas com precisão milimétrica, utilizando as melhores e mais modernas técnicas construtivas.

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

Os sistemas de comunicação com os usuários estão previstos nas estações e veículos. Avisos sonoros e visuais constantemente informarão ao passageiro o destino do veículo, horário da próxima partida, orientações de segurança, entre outras. Um sistema de CFTV monitorando estações, veículos e via também auxilia na segurança do Sistema.

O Sistema Aeromovel utiliza separação lógica das redes de controle e serviço. A rede de controle é onde estão conectados os equipamentos do ATC, controladores de via, controladores de veículo, módulos de E/S, servidores do ATS etc. A rede de serviço é onde se conectam as câmeras de segurança, painéis intercomunicadores, monitores de informação ao usuário etc. As duas redes são padrão ethernet (IEEE 802.3).

SISTEMA DE ENERGIA

O Sistema de Distribuição de Energia (Power Distribution System – PDS) do Aeromovel é projetado de forma totalmente redundante, para garantir a alta disponibilidade do sistema. Ele é dimensionado para manter a operação em caso de falhas simples sem deterioração do desempenho operacional.

Caso ocorra interrupção no fornecimento de energia da concessionária, geradores a diesel garantem a operação do sistema. Este conjunto de geradores estará apto a operar no horário de ponta ou em emergência.

O sistema de gerenciamento de energia permite o monitoramento de eventos em tempo real a partir de telas de supervisão especialmente desenvolvidas para comandar integralmente o sistema elétrico de potência a partir dos terminais localizados junto ao CCO e ao Centro de Manutenção. A solução de eletrificação dos veículos do sistema Aeromovel é feita por duas barras metálicas que são também denominadas de terceiro trilho.